Viajar sozinho – Para Iniciantes.

0
386
Viajar Sozinho
Foto: Viajesemsegredo

Leitores  e amigos que querem começar a viajar sozinho e não sabem como, sempre me enchem de perguntas, então separei algumas dicas que considero as principais para começar.

As duvidas antes de viajar sozinho

Entre as principais duvidas, a segurança sempre está no topo delas, mas não ficam atrás de “como sair do aeroporto”,  “comprar ou não pacotes”, “melhor época para viajar” e a mais polemica e difícil de escrever de todas: “Mulheres viajando sozinhas”.

Todos os tópicos a seguir, merecem um artigo único à respeito, mas como meu objetivo é dar dicas curtas e diretas, vamos lá!

É mais perigoso para mulher viajar sozinha do que para homem?

Não é a pergunta número um de todas, mas é entre as mulheres.
Esse tema é tão complexo que nada melhor do que a opinião de uma mulher sobre o assunto, ainda mais depois do caso das argentinas mortas no Equador -Acredite, a mídia fez muito barulho sobre o assunto-.

O viajadona.com  trata muito bem sobre o assunto em sua pagina inicial em especial esse post: http://viajadona.com/post/114124721239/%C3%A9-perigoso-uma-mulher-mochilar-sozinha

Eu particularmente conheço mais mulheres viajando sozinhas do que homens e posso dizer que não é mais perigoso para um ou para o outro, apenas que os cuidados são diferentes. Infelizmente o mundo ainda é machista e existe sim diferenças entre homens e mulheres, mas não para o perigo, ele existe para os dois.

A principal dica que posso dar é: O cuidado que você toma na sua cidade, é o mesmo que você deve ter enquanto viaja.

Pacote de viagem ou fazer tudo sozinho?

Essa duvida é a mais clássica de todas e a resposta é: Depende!
Se você tem dinheiro pra gastar, não tem interesse em conhecer as pessoas e a cultura local, quer uma boa piscina em hotéis caros,  passeios rápidos e escolhidos por outras pessoas e não você, vá de pacote! Os pacotes de viagem costumam custar literalmente o dobro do preço, mas o lado bom, é que você não precisa esquentar a cabeça com nada, seu agente irá cuidar de tudo, inclusive se você perder um voo.

Fazer tudo sozinho é muito mais barato mas exige um pouco de trabalho. Você precisa se informar muito sobre seu destino, pesquisar muito e a internet está ai para isso. Informação não falta.

Uma boa dica é utilizar o couchsurfing.com para saber mais sobre seu destino. Você não precisa se hospedar no sofá de ninguém  mas é uma ótima oportunidade para conversar com pessoas locais e sanar suas duvidas.

Qual a melhor época para viajar?

Por motivos óbvios, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho são os meses mais caros para viajar, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros nesse período.
Procure viajar um pouco depois do fim da alta temporada, março ou agosto por exemplo.

Assim você pega um pouco do clima que deseja e sem muita muvuca.
Isso é muito relativo, não dá pra curtir o carnaval em Salvador no mês de maio por exemplo.
Pesquise sempre se o mês que você está indo, não faz muito frio ou muito calor e procure adequar a data de viagem ao seu bolso.

Devo traçar todo meu roteiro antes de viajar sozinho?

Sim, deve, com toda a certeza!

Isso não quer dizer que você vai conseguir segui-lo a risca e isso não é uma má noticia. A arte de viajar consiste em conhecer o novo. Se hospede em um hostel e converse com outros viajantes, eles estão na mesma situação que você e vão dar muitas dicas do que vale ou não a pena fazer no destino e você pode acabar mudando tudo.

Devo andar com um mapa?

Claro que deve, mas não com um mapa gigante dizendo para todos que você está perdido e que é uma presa fácil para golpistas. Na era da tecnologia, mapas cabem no smartphone e indico o maps.me.  Os mapas podem ser baixados antes de viagem e você pode utiliza-lo off-line.

Cuidado, da mesma forma que andar com um mapa gigante, andar com o celular na mão também chama a atenção e você pode ser roubado, isso acontece em qualquer lugar do mundo. Procure fazer um mapa manual e pequeno com as ruas próximas ao seu destino. Assim, você pode tirar um pequeno papel do bolso e perguntar onde fica determinado lugar sem se expor tanto.

Como me preparo para se algo der errado quando viajo sozinho?

Comunicação é a regra. Escolha um amigo e deixo com uma cópia do numero dos seus cartões de crédito (de preferencia um que fale inglês em casos de viagens internacionais) mantenha-o informado com o nome do hotel que você está, avise sempre que estiver mudando de destino, enfim, comunique-se. Deixe sempre alguém saber pra onde você está indo.

Qual a melhor maneira de sair do Aeroporto?

A maneira mais confortável para sair do aeroporto é sem duvida de táxi. Mas existe um porém.

Claro que nem todos os taxistas são golpistas mas isso é muito comum no mundo, principalmente quando você está viajando sozinho.

Veja o post  “dicas de segurança básica na viagemclicando aqui.

Novamente, você pode usar o couchsurfing.com para pedir dicas sobre a melhor maneira de sair do aeroporto, mas se preferir, pesquise muito sobre transporte público na cidade de destino.

Eu utilizo uma tática muito simples quando chego ao aeroporto. Pergunto aos funcionários do aeroporto como faço para chegar à uma estação de trem ou metrô. A logica é simples, eles vão e voltam todos os dias e com certeza não é de táxi. Não tenha vergonha e diga: Não posso gastar muito com táxi, qual a melhor maneira de chegar à tal lugar?

Tem duvidas ou dicas sobre viajar sozinho? Compartilhe com a gente nos comentários.

 

 

 

Comentários