Precisamos urgentemente rever nosso comportamento enquanto turistas! 

0
1179
Foto: Viajesemsegredo

Refeições caríssimas, passeios com preços absurdos para poucos quilômetros, animais selvagens dopados em zoológicos , pessoas caindo e morrendo por uma selfie, subindo em monumentos históricos…

Esses entre outros comportamentos ruins estão gerando protestos contra turistas. E quem protesta não está errado!

Precisamos urgentemente rever nosso comportamento enquanto turistas!

Não sou e nem quero ser um exemplo à ser seguido e tento melhorar cada vez mais. Quando viajo, procuro entender sobre a cultura local, comer o que os locais comem, conversar com as pessoas além do “quanto custa?”.

Enfim, tento realmente conhecer a cultura local e tenho reparado que isso está cada dia mais difícil.

Muitas vezes até esqueço de tirar fotos para apreciar mais o momento. No meu caso, esquecer de tirar fotos é péssimo pois me faz falta depois no blog viajesemsegredo e sempre me arrependo, mas nunca perderei o momento que pode ser o único da minha vida por uma mera foto. Minhas lembranças e experiências valem muito mais.

Nesses meus momentos de observação é impossível não reparar no comportamento dos turistas. Pagando 5 vezes mais caro em algum item que na verdade nem necessita só pra dizer que comprou fora, extrapolando limites do bom senso e da boa educação por uma selfie somente para postar nas redes sociais e o que é pior, mudando o comportamento da cultura local.

Mudança da Cultura Local

Cuba é um bom exemplo em “tempo real” do que o turismo pode fazer com uma cidade. Havana está se tornando cara para os locais morarem pois o turismo gera mais dinheiro, os alugueis sobem, as pessoas não podem mais pagar para viver ali, os edifícios são reformados para agradar os olhos dos estrangeiros. Será que é a verdadeira Cuba que iremos conhecer daqui pra frente?

A Europa está passando por isso e já está saturada com o turismo, países estão criando regras para diminuir o fluxo de pessoas para que seu povo ainda possa viver por lá. E o povo está protestando com  toda razão!

Imagine você tendo que sair da sua casa por quê sua rua virou atração turística e você não pode mais pagar pra morar ali. Imagine que os mercados e restaurantes perto da sua casa estão aplicando preços impagáveis pra você, mero morador do local, simplesmente por quê os estrangeiros possuem um poder aquisitivo melhor do que você e pagam o que não vale por algo simples. Onde fica a sua história? A história da sua família, da sua cidade, do seu país nesse negócio todo?

Exageros no Consumismo e Comportamento Destrutivo 

Não tenho nada contra com quem gosta mas não consigo entender um cruzeiro parando em Veneza por exemplo, onde você passa apenas o dia, tira fotos, o único papo que você tem com um local é “quanto custa?” e depois volta para o navio e segue seu roteiro incrível enchendo seus cartões de memória em uma câmera caríssima que você não sabe usar e deixa sempre no modo automático, gastando seus dólares em drinks caros a bordo do navio e festas sem muito sentido que acontecem em terra firme por um preço muito mais accessível.

Afinal, onde erramos? Estamos mesmo conhecendo o destino visitado ou estamos conhecendo o que querem vender para nós?

Isso sem contar o comportamento destrutivo das pessoas, desrespeitando as regras dos países ou pior, nem se preocupando em conhecer as regras. Você pesquisa antes se pode beber na rua no seu destino? Se pode levar comida de outro país? Se é desrespeitoso tocar nas pessoas?

Não vou nem comentar sobre a sujeira que deixamos nas ruas e praias, e a necessidade que temos de sermos servidos e atendidos prontamente pelos funcionários dos hotéis e restaurantes como se o objetivo de vida deles fosse somente nos atender como se fossemos reis e rainhas porque né?

Educação e respeito ao próximo deveriam ser coisas básicas e primordiais.

Dificuldade em compartilhar opiniões

Como mantenho o blog viajesemsegredo, leio muitos comentários das pessoas em grupos do facebook e leio cada absurdo que não vale nem a pena citar algum como exemplo.

As pessoas acham que estão no quintal de suas casas e não se dão conta que fora as regras são outras ou que por terem dinheiro, podem fazer o que bem entenderem.

Me entristece profundamente quando vejo as pessoas se exibindo dizendo o quanto pagou caro por um passeio ou fazendo criticas sem nem tentar entender a cultura local como se sua condição financeira e a sua ótica sobre a vida fossem as únicas corretas e nada nem ninguém podem ser diferentes.

Acredite, fiquei dias pensando se valeria a pena postar esse artigo e expor um trabalho que venho fazendo carinho à tempos!

Exploração de Animais

Fila para tirar foto com um animal dopado? Oi? Animal dopado?

U$200,00 Donalds Trumps pra tirar uma foto com um golfinho? Você precisa mesmo de uma foto com um golfinho?

Antes que você me xingue, se você gosta, não sou contra. Somos livres para gostar ou não de algo.

Eu tenho esse sonho de que um dia não visitaremos mais zoológicos e essa atrocidade que é a exploração de animais irá acabar por falta de visitantes. Eu sei que é difícil mas sonhar não custa nada.

Viajar se tornou um espetáculo

Tenho visto que viajar está se tornando cada vez mais um espetáculo, exibição de dinheiro e poder do que um momento de descanso, de trocar culturas, refletir e evoluir enquanto ser humano.

Quando eu tive a ideia de fazer o blog viajesemsegredo, eu fiz pensando nas pessoas que acreditam que viajar tem que ser caro e por isso não viajam, queria mostrar que dá pra viajar gastando pouco, que é possível crescer culturalmente e que não precisamos de tantas coisas materiais se observarmos como as pessoas vivem, e vivem bem, ao redor do mundo.

Isso tem se tornado uma tarefa tão difícil, mas tão difícil, que as vezes penso que algumas pessoas simplesmente não merecem viajar.

Me mantenho firme, focando nas pessoas que merecem e querem viajar consumindo menos produtos e mais crescimento pessoal.

Escrevi esse post para refletirmos se estamos viajando, conhecendo ou destruindo?

Pare, pense, reflita! Qual tipo de turista você quer ser? Aquele que fez amigos e absorve a cultura de outros países ou aquele que simplesmente passa pelo lugar deixando um rastro de destruição e exibindo fotos para os amigos de sempre?

Traga menos fotos e mais conhecimento cultural das suas viagens. É só isso que você vai carregar com você!

Turistas movimentam sim a economia de muitos lugares e são necessários, mas devemos rever urgentemente nosso comportamento enquanto turistas.

Comentários