Roteiro Cusco Machu Picchu – 4, 5 ou 7 dias afinal?

12
3114
roteiro cusco machu picchu templo 3 ventanas
Templo 3 ventanas - Machu Picchu

Criar o roteiro Cusco Machu Picchu não é uma tarefa fácil. Há muitas informações e cada pessoa/agência  diz alguma coisa diferente sobre o que fazer e quanto tempo deve reservar durante a viagem para Cusco e Machu Picchu. Eu costumo brincar que meia hora é o suficiente para conhecer qualquer lugar, desde que sua intenção seja apenas pisar no local.

Fiz esse post para que você possa se planejar melhor, ter uma base.  Esse roteiro Cusco Machu Picchu não é pra ser seguido a risca e sim para mante-lo informado sobre tempo e gastos no roteiro Cusco Machu Picchu.

Os valores informados a seguir são “valores médios”. Podem haver variações dependendo do serviço contratado e do quanto você é bom negociador.

Aproveite também para ler nosso post sobre “O que ninguém conta sobre Machu Picchuclicando aqui

Primeiro Dia do Roteiro Cusco Machu Picchu – Aclimatação e compra dos tours 

Aproveite para se aclimatar com a altitude, comprar o boleto turístico e  pesquisar pelas agencias  todos os tours que indicarei explicarei nos tópicos a seguir. (City Tour, Vale Sagrado, Hidroelétrica e Machu Picchu)

O boleto turístico custa 130,00 soles e 65,00 soles para estudantes. Dá direito à conhecer 16 lugares incluindo o vale sagrado e ruínas do city tour que é feito ao redor de cusco.

Para comprar o boleto turístico, vá até a Municipalidad de Cusco, localizado na Avenida El Sol, 103.

A avenida El Sol é uma das principais avenidas de Cusco, próximo à Plaza de Armas, super fácil de encontrar.

Existe a opção de comprar meio boleto porem não dá direito a entrada aos sítios arqueológicos mais importantes

Aproveite para passar restante do dia em Cusco e visitar os museus.

Recomendo o museu de Historia Regional que você pode ver diversos artefatos incas e aprender muito e também o Museu do Sitio de Qorikancha. A entrada aos museus estão inclusas no Boleto turístico.

Durante a noite você pode curtir a balada mais famosa de Cusco, chamada Mama Africa, Tem fervo todos os dias e a entrada é grátis. O Mama Africa fica na Plaza de Armas, não tem erro.

Segundo dia do Roteiro Cusco Machu Picchu – City Tour

Faça o City tour, que você já contratou durante o primeiro dia. O City Tour dura metade do dia e custa entre 15 e 25 soles. Estão inclusos no City Tour as ruínas de Sacsayhuaman, Q’Enqo, Puca Pucara e Tambomachay e o Templo de Qorikancha, a entrada ao templo é paga à parte, 15 soles aproximadamente, o restante está incluso no boleto turístico.

Terceiro dia do Roteiro Cusco Machu Picchu – Vale Sagrado

Faça o tour “Vale Vip” ou “Vale Sagrado”. Inclui algumas ruínas do vale Sagrado como Moray, Chinchero, Ollantaytambo, Pisac e as Salinas de Maras . A entrada para as Salinas é paga a parte e custa 10 Soles, o restante, está incluso no boleto turistico. O tour dura o dia todo e custa em torno de 40 soles.

Tente não contratar o tour com o almoço incluso, assim você pode escolher o que e onde comer ou levar seu próprio lanche pra economizar. No meu caso, eu paguei 15 soles a mais pelo almoço incluso e comi basicamente frango.

Quarto dia do Roteiro Cusco Machu Picchu – Hidroelétrica e Aguas Calientes

É o dia de ir até a hidroelétrica e fazer a famosa caminhada de duas horas pela linha do trem até chegar em Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo. Uma pequena cidade onde você irá passar a noite antes de ir até as ruínas de Machu Picchu. Essa caminhada é bem tranquila de ser feita. A van vai sair bem cedo de Cusco, e chegará na Hidroelétrica por volta das 15h. Portanto, você chegará em Aguas Calientes por volta das 17:00h, 17:30h.

Vale lembrar que é possível ir de trem até Aguas Calientes e voltar no mesmo dia se você for de trem. Ir e voltar de trem é caro e é assunto para um outro momento.

O tour até a hidroelétrica com hostel em Aguas Calientes e ingresso para as ruínas de Machu Picchu inclusos, irá custar algo em torno de U$100,00 (Cem Doláres) mas você também pode fazer separado.

A ida e volta para para a hidroelétrica vai custar em torno de 45 soles, o hostel é possível encontrar entre 20 e 30 soles e o ingresso para Machu Picchu custa 152 soles se comprado diretamente no site do governo peruano como você pode conferir nesse post clicando aqui

Quinto dia do Roteiro Cusco Machu Picchu –  Machu Picchu

O melhor e mais esperado dia! Conhecer as ruínas de Machu Picchu.

O ônibus pra subir ou descer de Aguas Calientes até  Macchu Picchu  custa U$12,00 (Doze dólares) o trecho, totalizando U$24,00 (vinte quatro dólares).

Se quiser economizar essa grana e for subir pela trilha, fique ciente que serão 1:30h de subida em uma altitude de 2800m aproximadamente. Pra descer, apenas 40 minutos.

Eu recomendo subir de ônibus e descer pela trilha.

Dependo do horário em que você voltar de Machu Picchu, pode aproveitar para passar o resto do dia nas águas termais de Aguas Calientes (é daí que vem o nome do povoado)

O banhos termais são aquecidos naturalmente. Possuem piscinas com 32, 35 e 39 graus Celsius. A entrada custa 20 Soles.

Fique atento com o horário da volta para Cusco, as vans costumam sair da hidroelétrica entre 14:30h e 16:00h, lembre-se que você terá que caminhar duas horas até lá. Recomendo passar mais uma noite em Aguas Calientes e voltar para Cusco no dia seguinte.

Sexto dia do Roteiro Cusco Machu Picchu – Rainbow Mountain

Há muito o que se fazer na região de Cusco e recomendo a Rainbow Mountain em Vinicunca.

A van  te busca de madrugada, entre 03:30h e 04:00h da manhã e te deixa no hotel umas 18:00h/19:00h.

Se decidir fazer esse tour, saiba que você irá caminhar por duas horas mais ou menos em altitudes que podem chegar à 5000m. Leve bastante água para manter-se hidratado. A caminhada não é pesada e nesse momento você provavelmente estará mais acostumado com a altitude.

Os valores do tour variam entre 50 e 80 soles. Aqui, também vale a dica de não contratar o almoço e levar sua própria comida.

Tem mais dicas ou dúvidas sobre o que fazer ou como montar um Roteiro Cusco Machu Picchu? Escreva nos comentários.

12 COMENTÁRIOS

  1. oi! esse boleto turistico dá direito a entrar nas atrações? ou temos que comprar os ingressos depois do boleto turístico? como funciona?

  2. Olá! O boleto turístico do City tour, do Vale Vip e do Rainbow Mountain vende no mesmo local (Av. El Sol, 103)? Grato.

    • Olá Fadel, Obrigado pelo seu comentário.
      Então, não existe isso de boleto do City Tour ou do Vale Vip. O que existe é o Boleto Integral ou o parcial. O Parcial você pode escolher quais lugares deseja visitar e vigência do boleto é menor. Pode conferir os a diferença no site oficial do governo peruano http://www.cosituc.gob.pe/tarifario.html. Na minha opinião, não vale a pena comprar o boleto parcial a não ser que você tenha interesse de conhecer somente algumas coisas específicas.
      Quanto ao Raimbow Mountain, é tour diferente, não faz parte do vale sagrado, então, tem que procurar pelas agências.

      • Obrigado pelo esclarecimento. Em Maio estarei por lá, quero conhecer o maximá possível. Sobre dinheiro, o que recomenda? Levar Real e trocar lá? Ou já levar Soles? Ou levar dólar e trocar por lá?

        • O real está praticamente um pra um, se levar dólar, pode acabar perdendo duas vezes na conversão.
          Leve real, é fácil trocar por lá, e se possível, tente trocar em Lima pois tem taxas melhores do que em Cusco, tanto para Real quanto para Dólar.

          • Pesquisei sobre a Rainbow Mountain e vi umas fotos onde a paisagem esta bem nublada e outras com bastante neve. Qual o melhor período pra ir lá e tirar aquelas fotos cinematográficas?

          • A melhor época pra visitar o Peru é entre Maio e Setembro, apesar de ser inverno costuma fazer sol nesse período, fora disso é época de chuva. Já fui algumas vezes para o Peru em outubro e não tive problemas.
            De qualquer forma, é importante saber que o El Niño e La Niña costumam afetar bem o clima por lá e mudar toda essa regra. Como você vai em Maio, acredito que não terá problemas.

  3. Oi tudo bem?
    sensacional seu post, alem de isso seu roteiro é bem legal é verdade que ir para Machu Picchu não é uma viagem econômica mas vale muito a pena.

Comentários