Visitar as ruínas de Caral. O que saber antes de ir?

Saiba o que esperar na sua visita ás ruínas de Caral no Peru, a terceira civilização mais antiga do mundo datadas em mais de três mil anos antes de Cristo.

0
942
Relógio de Sol - Caral - Peru
Relógio de Sol - Caral - Peru

Se você é do tipo de pessoa que gosta mais de ver do que ouvir, talvez a visita às ruínas de Caral no Peru possa te decepcionar um pouco. As fotos aéreas são bem mais impressionantes do que a visitação em si.

ruínas de Caral, Peru
ruínas de Caral, Peru

Se for visitar as ruínas de Caral no Peru, tenha em mente que você irá aprender muito mais do que ver. Isso não diminui em nada o valor histórico da visitação, é impressionante imaginar que em mais de cinco mil anos atrás, existia civilização por ali.

Devo confessar que a aventura para chegar e voltar das ruínas de Caral foi muito mais interessante do que a própria visitação. Acordar às 06h da manhã e só voltar para o hostel às 20h, para praticamente apenas 2h de visitação, é algo para se pensar se realmente vale a pena.

Como chegar nas ruínas de Caral no Peru?

Relógio de Sol - Ruínas de Caral, Peru
Relógio de Sol – Ruínas de Caral, Peru

Eu fui por conta própria, sem tour, afinal ir por conta saiu pela metade do preço se fosse pagar por um tour. Valeu pelo desafio, não foi tão fácil.

Já postei quanto custa e como chegar em Caral por conta própria nesse post aqui. Para ir com tour, é fácil, basta perguntar pelas agências ou no próprio hostel.

Aproveito o tópico para contar  como realmente foi minha ida até Caral.

Acordei às 6h da manhã e cheguei em Caral ao meio dia. Esqueci meu passaporte, estava apenas com a carteira de motorista (vencida por sinal) e não pude comprar a passagem na rodoviária.

Ruínas - Pirâmides em Caral - Peru
Ruínas – Pirâmides em Caral – Peru

A solução foi pegar um ônibus “não oficial” que me deixou à 4km da cidade de Supe, tive que ir caminhado debaixo de um sol escaldante. Perrengues normais pra quem está mochilando e economizando.

Por conta desse terrível erro de esquecer meu passaporte, a ida durou cerca de cinco horas. A volta foi mais tranquila, cerca de quatro horas no total.

Mesmo com tudo dando certo, reserve o dia todo para fazer a visitá às ruínas de Caral.

Como é visitação nas ruínas de Caral?

ruinas de Caral - Peru
ruinas de Caral – Peru

Como disse no início do post, a visitação pode decepcionar um pouco. Não espere por pirâmides enormes e intactas, muito menos por boas fotos.

Muitas ruínas ainda estão em processo de restauração, você não pode chegar tão perto e não pode explorar sozinho.

É necessário pagar um guia para fazer a visitação à Caral. Você pode pagar um guia exclusivo ou dividir o valor em grupo. Caso queira um guia exclusivo, irá custar 20 Nuevos Soles, cerca de R$20,00.

Vá com consciência de que você estará visitando as ruínas da terceira civilização mais antiga do mundo, e ela fica aqui, na América do Sul. Grude no guia, mostre interesse e faça muitas perguntas, você vai acabar recebendo uma atenção especial e aprender muito, assim, enriquecendo sua visita.

Vale a pena visitar as ruínas de Caral?

Pirâmides em Caral
Pirâmides em Caral

É bem difícil dizer se vale ou não a pena visitar as ruínas de Caral, afinal, cada um tem seu gosto pelas coisas.

Para mim, valeu muito. Eu li muito sobre essas ruínas antes de ir, tenho interesse sobre o início das civilizações e pisar onde pessoas viveram há cerca de 3 mil anos de Cristo, foi mágico.

Se você tiver tempo e interesse, reserve um dia para visitar Caral, mas não espere fotos magníficas. Foi árduo chegar em Caral ao mesmo tempo em que foi divertido, matei minha curiosidade, saí de lá feliz e cansado.

Caral ainda não é um local para qualquer turista e sinceramente espero que continue assim!

Já foi para Caral e quer compartilhar sua experiencia? Comente no fim do post e ajude os milhares de viajantes desse mundão.

Comentários