Downhill na Ruta de la Muerte na Bolivia – Preços e Dicas

0
1416
Ruta de la Muerte
Foto: Viajesemsegredo

Downhill na Ruta de la Muerte.

As dicas sobre como fazer o Downhill na Ruta de La Muerte, na região de La Paz, Bolívia são bem curtas e simples, não há muito segredo mas essas dicas podem te ajudar a economizar um pouco de tempo e dinheiro.

Onde contratar a descida da Ruta de la Muerte (downhill)?

Em La Paz, você precisa anotar nome dessas duas ruas: Sagarnaga e Santa Cruz, a Plaza Mayor e Iglesia de San Francisco ficam entre elas.

Nessas duas ruas e região, você encontra diversas agencias com todos os tipos de tours pela Bolívia e com diversos preços, vale pechinchar muito.

Iglesia de San Francisco - Bolivia
Iglesia de San Francisco – La Paz – Bolívia

Quanto custa e o que está incluso?

Os preços variam muito, o mais barato que encontrei foi por $300 Bolivianos, cerca de R$150,00, pesquise bastante antes de contratar.

No pacote, está incluso a bicicleta, claro, equipamento de segurança completo, macacão, luvas, café da manhã, almoço, uma camiseta bem bacana de recordação e um DVD com fotos e videos da descida.

Apesar de quê todas as agencias que visitei oferecerem praticamente o mesmo serviço, é importante perguntar para confirmar.

Os bolivianos não são de interagir muito e só respondem o que você perguntar. Algumas agencias oferecem um banho de piscina ou um banho de rio ao final do tour. Pergunte e faça sua escolha, se não perguntar, não vão te dizer.

Provavelmente irão tentar te convencer a escolher uma bicicleta mais equipada, com mais conforto e etc e obviamente, mais cara.

Particularmente, não acho necessário. Não ando de bicicleta com tanta frequência e tampouco sou adepto à exercícios e não fiquei com dor em momento algum. Do meu grupo de 12 pessoas, somente um tinha uma bicicleta diferenciada.

Como se preparar para descer a Ruta de La Muerte?

Provavelmente irão entregar um papel com as instruções, mas, já irei adiantar pra você.

A descida começa em 4300m de altitude aproximadamente e termina em 2100m, então, o clima muda muito. Lá em cima é muito frio, lá embaixo muito calor. Vá bem agasalhado mas com algo fácil de ir tirando ao poucos. Vai ter frio e calor no mesmo dia.

Leve um óculos para proteger os olhos da lama, poeira e pedrinhas voadoras pelo caminho.

Leve também uma troca de roupa e toalha para tomar banho no fim. Você vai suar e se sujar com certeza.
Um ônibus vai acompanhando e você pode deixar sua mochila nele, é bem seguro!

A Ruta da La Muerte é perigosa?

O nome assusta mais do que você pode imaginar. Quanto ao perigo, deve ser levado em consideração a prudencia!

Não se sente confortável? Pare e vá para o ônibus. Faça no seu ritmo, não se preocupe em acompanhar as outras pessoas se você achar que não consegue. É importante concluir o percurso e não é uma competição.

O troféu é chegar inteiro.

Outra coisa interessante e que aumenta consideravelmente a adrenalina, é que na Ruta de La Muerte a mão é inglesa, ou seja, você tem que descer mais próximo ao penhasco.
Em resumo, sendo prudente, não há perigo algum.

Ruta de la Muerte
Ruta de la Muerte – Death Road

Qual a distancia e quanto tempo dura?

A distancia total é de quase 70km e dura entre 3h e 4h. Porém, o tour dura o dia todo. O ônibus recolhe as pessoas nos hotéis por volta das 7:30h e volta para La Paz por volta das 20h.

O retorno não é feito pela Ruta de La Muerte e sim por uma estrada asfaltada porém mais longa, por isso, o retorno demora bastante, cerca de 3 horas aproximadamente.

Utilizar câmeras de ação.

Os próprios guias recomendam não utilizar câmeras de ação, conheço histórias de pessoas que perderam suas câmeras e a minha também caiu, como você pode ver no final deste vídeo.

Por sorte, consegui encontra-la, muita gente não consegue.
Minha câmera estava muito bem fixada só que trepida demais e cai mesmo! Portanto, assista o vídeo e tome sua decisão.

E você? Já fez a Ruta de La Muerte ou tem dúvidas? Não deixe de comentar no fim do post!

Comentários